Times do Rio de Janeiro: conheça os 4 principais clubes cariocas

7 minutos para ler

É um amante do futebol brasileiro? Então você precisa conhecer aqui quais são os 4 maiores times do Rio de Janeiro e um pouco de suas histórias e conquistas!

O Rio de  Janeiro é um Estado muito turístico, versátil, eclético e que recebe milhões de turistas – brasileiros e estrangeiros – o ano inteiro.

É sinônimo de praia, de calor, de natureza, de carnaval e… de futebol, é claro. Afinal de contas, o estereótipo do brasileiro típico mora na capital carioca.

E o Rio também é a casa de alguns dos principais clubes de futebol, uma das características que o Brasil carrega consigo pelo mundo afora.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre os clubes de futebol do Rio de Janeiro, no qual você vai conhecer os quatro principais clubes cariocas que são destaque na cidade.

Confira!

Futebol: uma das paixões dos brasileiros

Vamos confessar: é muito difícil encontrar um brasileiro que não goste de futebol. É bem verdade que uma das maiores características do povo daqui é a paixão pela bola rolando.

E a história dessa paixão é antiga. O futebol chegou ao Brasil quando Charles Miller voltou da Inglaterra com duas bolas, e sugeriu a criação de uma equipe de futebol em uma comunidade de imigrantes britânicos.

Ele foi o responsável pelo São Paulo Athletic Club, em 1894. Em pouco tempo, o esporte foi conquistando admiradores, inicialmente um público mais elitizado, e depois atingiu as classes de renda mais baixa.

No ano de 1950, o Brasil sediou a Copa do Mundo, e criou uma expectativa sobre a seleção brasileira, que acabou sendo derrotada em uma final contra o Uruguai.

Foi depois disso que o país cresceu com craques de futebol surgindo, entre eles Garrincha, Pelé, Zagallo, Djalma e Nilton Santos.

Desde então, o futebol vem sendo a maior paixão dos brasileiros – o chamado ócio do povo. Competições anuais como o Campeonato Brasileiro (o Brasileirão) reúnem milhares de torcedores em estádios para acompanhar às partidas.

O futebol no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o futebol também tem um destaque muito expressivo que determina bastante o rumo do esporte a nível Brasil.

O futebol carioca já revelou grandes talentos no mundo da bola, como por exemplo, os craques Garrincha, Romário e Edmundo.

Além de ambos terem passagem pelos grandes times do Rio de Janeiro, todos eles têm em comum a cara e o jeitinho da Cidade Maravilhosa.

Não é a toa que o futebol do Rio de Janeiro é admirado e assistido por todos os brasileiros, e até por espectadores do mundo afora.

E é claro que, como um bom futebol, a rivalidade também existe em campo – entre clubes e torcida. A maior delas é a disputa Fla-Flu, que une os dois principais times rivais da cidade: Flamengo e Fluminense.

Porém, para além do clássico Fla-Flu, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamada ‘Mapeando torcidas organizadas’ apontou que, na prática, a rivalidade maior fica entre os vascaínos e flamenguistas. 

Na pesquisa, para 87% dos vascaínos entrevistados, o maior rival é o Flamengo; já para 76% dos flamenguistas, o time de maior rivalidade é o Vasco.

Os 4 maiores clubes do futebol carioca

Vamos falar agora sobre quais são os quatro grandes do futebol carioca e que são considerados os melhores times de futebol do Rio de Janeiro. 

Todos estão entre os mais tradicionais do Brasil e têm performances mais destacadas que outros clubes que representam o Estado do Rio de Janeiro.

Botafogo

times do rio de janeiro: botafogo

O alvinegro Botafogo começou sua jornada no futebol em 1904, mas nasceu oficialmente em 1942, com a fusão de dois clubes com o mesmo nome: Club de Regatas Botafogo e Botafogo Footbol Club.

É o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, e o terceiro que mais cedeu jogadores nas copas em que o Brasil foi Campeão.

Além disso, é o detentor da maior goleada e da maior sequência invicta de partidas oficiais do futebol brasileiro.

Hoje o Botafogo é responsável por um dos maiores estádios do Rio de Janeiro, o Nilton Santos, popularmente chamado de Engenhão.

Além disso, como marca do Clube está o Garrincha, a ‘estrela solitária’, que jogou a maior parte da sua carreira no clube – cerca de 12 anos.

Flamengo

o flamengo é um dos maiores times do rio de janeiro

O Flamengo conta com nada menos do que a maior torcida do Brasil, a maior torcida da Euro-América e uma das 3 equipes que sempre disputam a divisão principal do campeonato brasileiro.

O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895, e só em 1911 que foi criado o departamento de esportes terrestres.

Em 1927 o Flamengo foi eleito simplesmente o clube mais querido do Brasil. Entre as principais conquistas do clube está a mais conhecida, a ‘Era Zico’, quando, em 1974, o jogador se tornou titular do clube.

Foi nesse período também que o time conquistou o Mundial de Clubes, com um placar de 3 a 0 contra o Liverpool da Inglaterra.

O maior estádio do Brasil, o Maracanã, é um dos queridinhos do Flamengo, no Rio de Janeiro.  Ele fica localizado no bairro que leva o mesmo nome, na região da Grande Tijuca

Fluminense

O Fluminense Football Club foi fundado oficialmente em 1902 e é, dos quatro, o mais antigo a praticar futebol no Brasil. Foi na sede do Fluminense que nasceu a Seleção Brasileira.

O time foi o único clube de futebol do mundo que conquistou a Taça Olímpica, considerada o Prêmio Nobel dos Esportes, no ano de 1949.

Neste ano também o clube recebeu um elogio do então presidente da Fifa, Jules Rimet, que considerou o Fluminense como ‘a organização esportiva mais perfeita do mundo’.

O clube detém os títulos de tetracampeão brasileiro, campeão da  Copa do Brasil e da Copa da Primeira Liga, e foi 31 vezes campeão estadual. É ainda vice-campeão das Copas Libertadores da América e Sul-americana.

Vasco da Gama 

Primeira equipe de futebol brasileira que conquistou um título em terras estrangeiras, o Vasco da Gama também leva na sua história um destaque de ser o primeiro clube campeão-sul-americano de futebol.

Também fundado como Club de Regatas Vasco da Gama, em 1898, foi só depois de 17 anos que o futebol foi instaurado no clube.

Já em 1927, foi construído o São Januário, o estádio que chegou a ser considerado o maior da América do Sul. Ele permaneceu sendo o maior estádio privado do Brasil até quando foi inaugurado o Estádio Olímpico, em 1954.

A construção deste gigante foi como uma resposta aos outros clubes de elite do futebol carioca, que à época não aceitavam a ascensão do Vasco, por ser um time formado por negros e pobres.

Conclusão

Com o texto de hoje você acabou de conhecer quais são os quatro maiores times do Rio de Janeiro.

E entendeu também como a história do futebol e a história do Rio de Janeiro estão interligadas também com a história do Brasil, que é praticamente a casa deste esporte que é a paixão dos brasileiros.

E aí, gostou de saber mais sobre o tema? Qual deles é merecedor da sua torcida?

Não esqueça que aqui na Miguez nós gostamos de ter uma conversa direta com você, então, se tiver alguma sugestão de assunto para abordarmos nos próximos textos, deixe aqui sua opinião nos comentários!

Até a próxima.

Posts relacionados

Deixe um comentário