Tijuca Tênis Clube: conheça o melhor clube da Tijuca

7 minutos para ler

Conhecido por ser o melhor clube da Tijuca, não deixe de conferir aqui tudo sobre o Tijuca Tênis Clube. 

Os bairros da Grande Tijuca são conhecidos por suas possibilidades, especialmente quando se trata de atrativos para todos os gostos, mobilidade urbana planejada e facilitada e qualidade de vida para a população.

Isso, somado ao fato de que a Grande Tijuca tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos — levando em consideração fatores como renda, educação e longevidade —, torna a área muito procurada por quem quer fixar moradia na cidade do Rio de Janeiro.

A longevidade e a qualidade de vida, por exemplo, podem ser observadas no incentivo à prática de esportes, já que a região conta com muitas praças. Muitas delas, inclusive, oferecem equipamentos para atividades ao ar livre.

No entanto, para além disso, temos que a Grande Tijuca também é sede de diversos clubes interessantes, os quais possibilitam a prática de futebol, vôlei, natação, entre outras atividades. É o caso do Tijuca Tênis Clube, que conheceremos em mais detalhes ao longo deste artigo. 

Acompanhe o conteúdo que preparamos para você!

Grande Tijuca: uma região que incentiva a prática de esportes

tijuca tênis clube

Ao falarmos sobre o contato próximo com a natureza, não estamos apenas nos referindo à apreciação das áreas verdes e preservadas da Grande Tijuca. Estamos relacionando essa ideia ao fato de que a população da região pode interagir com as belezas naturais e viver em harmonia com cada espaço.

Isso fica muito claro quando visitamos a Floresta Nacional da Tijuca. Afinal, por lá, as pessoas podem aprender sobre a fauna e flora locais, observá-las de perto e, ainda, praticar atividades que interagem com essas espécies, como fazer trilhas e piqueniques em lugares adequados.

Esse é apenas um exemplo, já que a Grande Tijuca ainda traz inúmeras opções de parques e praças com equipamentos para a realização de exercícios, áreas de lazer para as crianças e até academias construídas com toda a infraestrutura necessária para atender a terceira idade.

Outro ponto que faz a região ser valorizada é a quantidade de clubes espalhados pela área, os quais oferecem para a população aulas de modalidades distintas, como natação, jiu-jitsu, ioga e hidroginástica.

Opções de clubes na Grande Tijuca

Os clubes da Grande Tijuca são, em sua maioria, abertos ao público. Entretanto, em alguns casos ou em certas modalidades, podem exigir que as pessoas se associem para aproveitarem todas as opções oferecidas.

Na região, temos alguns clubes que chamam a atenção dos moradores e visitantes pela infraestrutura completa. Um deles é o famoso Club Municipal, no bairro Tijuca, que traz a disponibilidade de diversas atividades, o que inclui até serviços de beleza e bem-estar.

Conhecido como o Quartel General dos Servidores Públicos, o Club Municipal tem destaque nos desportos de basquetebol e arco e flecha, pois cede atletas para os campeonatos e tem participação ativa em todas as categorias.

Por sua vez, o Montanha Clube, localizado no Alto da Boa Vista, começou com um pequeno espaço para alguns amigos se divertirem. Contudo, com o passar do tempo e do investimento de pessoas interessadas no espaço, o clube foi crescendo e se tornou uma sede social.

O local conta com ginásio poliesportivo, parque aquático, queda d’água, sala de jogos, quadra de tênis, academia de musculação e, de quebra, ainda fica bem próximo à Floresta Nacional da Tijuca.

Além desses dois, temos o Tijuca Tênis Clube, que é um dos mais conhecidos da Grande Tijuca. Por conta disso, iremos nos aprofundar sobre sua história, suas curiosidades e estrutura a partir de agora. Confira!

Tijuca Tênis Clube

Quando se pensa sobre o que fazer na Grande Tijuca, recebemos conselhos de todos os lados. Aliás, áreas de lazer, entretenimento e cultura é o que não falta nos bairros da região, com lazer democrático e de qualidade.

Uma dessas áreas é o Tijuca Tênis Clube, que começou sem pretensão com a paixão de três jovens amigos pelo tênis. A luta deles por um espaço que oferecesse estrutura para a prática desse esporte, deu origem ao clube, que hoje é um dos melhores e mais conhecidos da Grande Tijuca.

História e curiosidades

Fundado em 11 de junho de 1915, a história do clube teve início alguns anos antes, em 1910. Foi quando amigos que se reuniam socialmente para praticar tênis tiveram a ideia de lutar por um espaço que pudesse favorecer o desporto. Álvaro Vieira Lima foi um dos meninos, junto de seu irmão, Carlos.

Ambos encaravam o esporte como um lazer para as horas de folga e os finais de semana. Eles praticavam com equipamentos próprios ganhos de presente da mãe, em um campo que existia nos fundos da casa onde moravam.

O interesse dos jovens e o amor pelos esportes movimentou a população da região, chegando aos ouvidos de autoridades locais. Assim, em junho de 1915, na casa do Coronel Joaquim Ferreira da Cunha Barboza, foi assinada a ata de criação da agremiação, com o nome de Tijuca Lawn Tennis Club.

O primeiro presidente foi Américo Pinho Leonardo Pereira, que, durante a gestão, elaborou e aprovou os primeiros estatutos do clube, oficializando sua fundação. Nessa época, inclusive, foram escolhidas as cores (vermelho e branco) e o desenho de representação.

No mesmo período, foi criada uma comissão para a instalação da sede do clube, a qual se fixou no imóvel arrendado de João Teixeira Mendes, que cedeu seu terreno para a construção de uma quadra de tênis.

Estrutura e funcionamento do clube

tijuca tênis clube

Atualmente está localizado na Rua Conde de Bonfim, número 451, na Tijuca. O Tijuca Tênis Clube oferece diversas opções de atividades para sócios e para o público em geral, com um ginásio para até 4.000 pessoas, lanchonetes, salões de festas, restaurantes e saunas. 

Sua estrutura é baseada em nove quadras de tênis, considerando um ginásio para até 2.000 pessoas; dois paredões para treinos de tênis; quatro quadras poliesportivas, sendo uma delas coberta; dois campos de futebol; e quatro piscinas, com uma delas em tamanho olímpico.

Há, também, uma academia no local, com equipamentos modernos e profissionais capacitados para auxiliar as pessoas que se exercitam no espaço. 

O Tijuca Tênis Clube ainda conta com escolinhas de futebol, basquete, natação e vôlei, que ajudam no desenvolvimento das crianças e no incentivo à prática de esportes e atividades físicas. Existe até campeonato infantil!

Ademais, outros desportos são oferecidos, como aulas de boxe, jiu-jitsu, dança de salão, karatê, polo aquático, ballet, ginástica artística e tecido acrobático. E para quem não é muito fã dessas opções, pode aproveitar os espaços do clube para a prática de xadrez e sinuca.

Para se tornar sócio do Tijuca Tênis Clube, basta acessar o site da instituição e preencher seus dados ou ir até a sede para falar com um responsável. 

O clube funciona de segunda a sexta, das 7 às 19:50 horas; aos sábados, das 8 às 16:50 horas; e nos feriados, das 8 às 13:50 horas. Vale fazer uma visita!

Visite os bairros da Grande Tijuca e tenha motivos de sobra para morar na região

Como pudemos observar, a Grande Tijuca é referência em qualidade de vida, principalmente porque se preocupa com a saúde da população e incentiva a prática de atividades físicas e o cuidado para com a natureza. Isto, inclusive, fica evidente quando realizamos um esporte ao ar livre, por exemplo.

Entretanto, outros fatores também fazem com que a região seja o desejo de muitos. Para entender melhor a respeito disso, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre os “7 motivos para morar na Grande Tijuca”.

Por isso, tire um tempo para visitar a região, conhecer os bairros, seus clubes e atrativos. Temos certeza de que, ao observar de perto tudo o que mencionamos neste artigo, você se apaixonará pela localidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário