shoppings na grande tijuca shoppings na grande tijuca

Shoppings na Grande Tijuca: conheça os principais

7 minutos para ler

Compras, passeio ou cinema… Neste artigo você confere a lista que nós preparamos com os principais shoppings na Grande Tijuca no RJ.

Atualmente, a Grande Tijuca é tida como uma das melhores regiões para se viver na cidade do Rio de Janeiro, já que envolve requisitos que muitas pessoas procuram na hora de escolher um lugar para morar: segurança, qualidade de vida e diversas opções de lazer.

Assim, dando destaque ao último item, preparamos este artigo para que você possa conhecer um pouco mais quanto à Grande Tijuca e suas múltiplas opções. Também separamos os principais shoppings da região para fazer suas tardes mais divertidas. Confira!

Grande Tijuca, no Rio de Janeiro

A Grande Tijuca é uma região da zona norte do Rio de Janeiro formada por sete bairros antigos e importantes para o cenário carioca: Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Alto da Boa Vista, Andaraí e Praça da Bandeira.

Tamanha relevância se dá, principalmente, pela história da cidade, pois os “tijucanos” carregam tradições e culturas passadas de geração em geração. Inclusive, daí também surge tamanho carinho cultivado pelos moradores.

Lugar com história e cultura para dar e vender, o bairro Tijuca, por exemplo, acumula muitos pontos positivos, incluindo quatro estações de metrô, escolas de excelentes condições e forte comércio.

Já a Vila Isabel proporciona a proximidade das pessoas com o samba, uma vez que o bairro é considerado o berço desse gênero musical, especialmente em períodos como o carnaval, com o famoso bloco Unidos da Vila Isabel.

Múltiplas opções para moradores e turistas

A região da Grande Tijuca tem localização privilegiada, um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e uma série de atrativos que a transformam em um lugar requisitado. 

Dessa forma, ao pensar sobre o que fazer na Grande Tijuca, é bom saber que existem inúmeras possibilidades, de pontos turísticos e comércio à uma floresta com espécies da fauna e flora brasileira em extinção.

Para aqueles que gostam de cinema e cultura, há espetáculos e exposições nos principais teatros da região. Já para os amantes de samba, a Quadra do Salgueiro recebe visitas durantes o ano todo. 

Temos, ainda, o estádio do Maracanã, palco de eventos esportivos e musicais mundialmente conhecidos, chegando a suportar mais de 200 mil pessoas. Fundado em 1950, é o estádio mais importante do futebol brasileiro.

O Parque Nacional da Tijuca, por sua vez, é um dos locais valiosos do Rio de Janeiro, uma vez que carrega a Floresta Nacional da Tijuca e os principais pontos turísticos, como o Corcovado e a Pedra da Gávea. Nele, há espécies únicas de animais e vegetais.

Comércio na região

O comércio da área é valorizado tanto por investidores quanto pelos próprios moradores e comerciantes. Isso fica refletido no fato de que em qualquer esquina é possível encontrar serviços e empreendimentos comerciais para suprir distintas necessidades.

Farmácias, redes de supermercados, escolas tradicionais, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e o Hospital Universitário Pedro Ernesto são alguns dos serviços oferecidos pela Grande Tijuca. 

Entretanto, os shoppings também fazem parte disso e merecem reconhecimento, especialmente as antigas galerias. Por isso, no próximo tópico, você irá conhecer alguns desses empreendimentos em mais detalhes.

3 principais shoppings na Grande Tijuca

Nesse clima de conhecer as atrações da Grande Tijuca, é claro que teríamos que mencionar sobre os shoppings da região. Afinal, querendo ou não, quando o clima não está tão bonito e propício para o ar livre, é nesse tipo de lugar que acabamos por passar o tempo livre.

Por isso, separamos três shoppings para que você saiba tudo sobre eles e fique com aquele desejo de conhecer e aproveitar as opções de lazer disponíveis. Pegue seu bloco de notas e acompanhe!

1. Shopping Tijuca

shoppings na grande tijuca

Inaugurado em 1996, próximo à Praça Sans Pena, o Shopping Tijuca é considerado um dos primeiros grandes shoppings centers construídos na Grande Tijuca.

Ele conta com cerca de 300 lojas, seis salas de cinema e em torno de 200 salas comerciais. Estas estão espalhadas pelas três torres comerciais do empreendimento, servindo para empresas e profissionais liberais, a exemplo de clínicas e laboratórios médicos.

Além disso, o local traz opções variadas no quesito gastronomia, de lanches rápidos a pratos mais sofisticados; e eventos temáticos temporários, como patinação no gelo e outros relacionados a feriados e datas comemorativas.

O Shopping Tijuca funciona na Avenida Maracanã, número 987, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; e nos domingos e feriados, das 12 às 22 horas, mas com as lojas abrindo um pouco mais tarde (15 horas) e fechando mais cedo (21 horas).

2. Shopping Boulevard

shoppings na grande tijuca: boulevard

Fundado em 26 de setembro de 1996, o Shopping Boulevard foi construído no terreno que abrigava o campo de futebol do América e onde a escola de samba Vila Isabel ensaiava.

O empreendimento conta com 180 lojas e sete salas de cinema. Ainda traz uma praça de alimentação com 17 restaurantes variados e uma arquitetura inovadora que prioriza iluminação natural e acessibilidade. Aliás, ganhou o prêmio de “Design Inovador” em 1998.

Apesar de ser menor que o Shopping Tijuca, o Boulevard está com projetos para se expandir, inovar e mudar, abrindo novas lojas e criando novos eventos. Dessa forma, poderá se tornar referência no segmento, como o esperado.

O shopping está situado na Vila Isabel, na Rua Barão de São Francisco, número 236. Ele funciona de segunda a domingo, das 12 às 20 horas.

3. Tijuca Off Shopping

shoppings na grande tijuca: tijuca off

Pioneiro em nossa lista, o Tijuca Off Shopping abriu as portas em 30 de setembro de 1983 e é considerado o segundo shopping projetado na Tijuca.

Em uma composição um pouco diferente dos tradicionais e modernos empreendimentos que conhecemos, o Tijuca Off Shopping é dividido em três galerias: vermelha, verde e azul; de duas ruas bastante movimentadas: Barão de Mesquita e Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto.

Infelizmente, com a abertura de shoppings com projetos inovadores, o público se dividiu, mas o local continua firme e forte com suas 109 lojas diversas. Em 2013, completou 30 anos de história.

O Tijuca Off Shopping fica na Rua Barão de Mesquita, número 314. Funciona de segunda a sábado, das 9 às 21 horas.

Bônus: Shopping América

shopping america no rj

Não poderíamos finalizar nossa lista sem escrevermos a respeito do Shopping América, uma construção que iniciou em setembro de 2019, mas com entrega cotada para abril de 2021.

Ele contará com lojas de segmentos variados, praça de alimentação, um centro médico integrado e salas de cinema. Assim, deve gerar em torno de 3.500 empregos, em um investimento de R$ 300 milhões.

O shopping ficará no lugar da antiga sede do America Football Club, que foi fechada em 2014. Como a localização é próxima à estação de metrô, terá fácil acesso para a população e certamente será um sucesso com os turistas.

Venha visitar a Grande Tijuca e seus empreendimentos

Como pudemos observar, a Grande Tijuca oferece shoppings grandiosos e muito relevantes para o Rio de Janeiro. A vontade de visitar e aproveitar as atrações, portanto, acaba sendo unânime, não é mesmo?

No entanto, além de entretenimento, vale mencionar que a região também oferece outros pontos fortes, como ótima mobilidade urbana, contato com a natureza, muita cultura e tradição.

Sendo assim, dê uma passadinha em nossa imobiliária ou entre em contato com a gente para conhecer as oportunidade da Grande Tijuca e, quem sabe, adquirir ou alugar um imóvel para chamar de seu!

Posts relacionados

Deixe um comentário