Praias mais próximas da Grande Tijuca

8 minutos para ler

É daqueles que não perde a oportunidades de estar pertinho do mar? Então confira aqui as praias mais próximas da Grande Tijuca no RJ.

A famosa cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, não tem esse apelido à toa. São muitas belezas naturais e diversidade cultural em todo lugar. Mas, quando se pensa na capital carioca, logo vem à mente imagens de calor, sol e mar.

A praia mais famosa por turistas do mundo inteiro é a Praia de Copacabana, mas existem muitas outras tão incríveis quanto, cada uma com seu diferencial. 

Algumas praias são preferidas por surfistas, outras pelo visual e alto astral… Algumas são paradisíacas e outras não são apropriadas para banho, mas são ótimas para praticar esportes e passar a tarde batendo papo nos quiosques. Há praia para todos os gostos, só admirar o mar e aproveitar a sensação de tranquilidade.

No artigo de hoje você confere as praias mais próximas da Grande Tijuca para aproveitar o dia bem pertinho do mar. Confira!

Turismo carioca

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais turísticas no Brasil todo,  sonho de consumo de muitas pessoas nas férias de verão. 

Conhecer de perto o Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno com seus braços abertos sobre a Baía de Guanabara; fazer passeios de barco para ilhas próximas com paisagens e histórias incríveis, como é o caso das Ilhas Cagarras, Ilha de Paquetá e outras; fazer uma visita ao Pão de Açúcar e andar de bondinho com sua vista panorâmica para o mar, são algumas das opções.

Também chamam a atenção dos visitantes a vida boêmia carioca que também tem seus admiradores, os museus e suas exposições, a Floresta da Tijuca, cachoeiras, Lagoa Rodrigo de Freitas, estádio do Maracanã, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista etc. Uma cidade sempre em festa nas ruas, sem precisar de Carnaval.

Mas, mesmo com toda a diversidade de programação, as praias ainda são as que unem todos, cariocas e turistas, de cada canto da cidade e de todas as classes sociais. A praia é um lugar democrático e um espaço de lazer sem igual.

As praias mais próximas da Grande Tijuca

Para você que está procurando onde morar na Grande Tijuca e também gosta de curtir uma praia aos finais de semana, essa união é totalmente possível. Afinal, a Grande Tijuca é estrategicamente localizada, perto do Centro e das praias da Zona Sul e da Barra da Tijuca.

Em aproximadamente 30 minutos, é possível chegar às praias do Flamengo, Botafogo, Copacabana, do Diabo, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado e da Barra.

É muito fácil chegar através de qualquer meio de transporte, visto que a Grande Tijuca tem a seu favor uma ótima mobilidade urbana. Assim, facilita a locomoção para as praias seja de carro, metrô, ônibus e até de bicicleta.

Confira a seguir quais são as praias mais próximas da região. 

Praia do Flamengo

Há 10 km da Grande Tijuca, chegamos na Praia do Flamengo, localizada entre a Enseada de Botafogo e o Centro, nos bairros da Glória, Catete e Flamengo. O mar não é próprio para banho, mas a vista do Pão de Açúcar é incrível, cenário de fotos de cartão postal do Rio de Janeiro.

Além disso, a praia faz parte do Aterro do Flamengo, um dos principais lugares de lazer e prática de esportes na cidade. Muitas pessoas se encontram para fazer piquenique, tomar uma água de coco geladinha ou uma cerveja nos quiosques. 

Além disso, o lugar é amplo e com grama para crianças correrem e brincarem juntas. Sem falar nas muitas quadras para jogar um futebol ou vôlei, ciclovias para andar de bicicleta, correr e fazer caminhadas agradáveis.

São muito comuns práticas de yoga, massagem, tai chi chuan, meditação e apresentações artísticas nos gramados do Aterro.

Enseada de Botafogo

praias mais próximas da grande tijuca

Continuando pelo Aterro do Flamengo, temos a Enseada de Botafogo e sua praia. Não é própria para banhistas também, mas são 700 metros de extensão de muita beleza.

Tem vista para o Pão de Açúcar, Morro da Urca e total visão da Baía de Guanabara. Às suas margens, há clubes importantes de esportes náuticos, como o Iate Clube do Rio de Janeiro. Portanto, é um lugar lindo para observar os barcos à vela sumindo no horizonte.

É comum também ocorrerem alguns eventos e shows no local.

Nas proximidades, há ainda outras duas praias, Praia da Urca e Praia Vermelha – onde fica localizada a entrada para os bondinhos do Pão de Açúcar.

Praia de Copacabana

Aproximadamente a 12 km da Grande Tijuca, chegamos à praia mais famosa e querida dos turistas: a Praia de Copacabana. 

Praia extensa, com larga faixa de areia e calçadões movimentados de pedestres, ciclistas, artistas e admiradores.

Além disso, é o palco de grandes eventos e shows, tanto nacionais quanto internacionais, da grande festa de Réveillon, de muitos blocos de carnaval, Parada LGBT+ do Rio de Janeiro e de manifestações políticas e religiosas.

Praia do Leme, Praia do Arpoador e Praia do Diabo

Há também a Praia do Leme que é no cantinho de Copacabana e fica bem mais vazio para curtir uma praia tranquila com a família.

Seguindo o litoral, chegamos à fronteira de Copacabana com Ipanema, mais conhecida como “Copanema” e onde ficam localizadas duas praias lindas: Praia do Arpoador e Praia do Diabo.

Ambas são divididas pela turística Pedra do Arpoador, onde é considerado um point para assistir ao pôr do sol no Rio de Janeiro. Todas as tardes, pessoas se reúnem no topo da pedra para aplaudir o sol se pôr. É uma linda experiência!

Apesar de estarem muito próximas, a Praia do Diabo tem ondas propícias para surfistas – diferentemente de todas as outras praias da Zona Sul. Mar agitado, com boas ondas e um recanto de tranquilidade, já que é bem mais frequentada por surfistas do que por banhistas.

Já a Praia do Arpoador, apesar da curta extensão, é muito movimentada e queridinha dos cariocas, ótimo lugar para fazer mergulho submarino e stand up paddle. Com bons e sofisticados restaurantes na beira da praia e também com barraquinhas de cachorro quente. Para todos os gostos e bolsos!

Ipanema e Leblon

praias mais próximas da grande tijuca: morro dois irmãos

Caminhando pelo calçadão ou pelas ciclovias, mais adiante chegamos às praias de Ipanema e Leblon. 

Ipanema é um famoso ponto de encontro entre muitas tribos, sendo o posto 9 o mais frequentado por jovens e celebridades. Nas areias, muito comum ver partidas de futevôlei e vôlei de praia. 

Já a Praia do Leblon é mais frequentada pelos moradores do bairro, famílias e crianças. Há também o Mirante do Leblon, onde turistas podem ver a imensidão azul dos mares do Leblon, Ipanema e Arpoador. Além da vista privilegiada do Morro dos Dois Irmãos.

Praia de São Conrado e Barra da Tijuca

A partir da Grande Tijuca, também é fácil de se chegar a outras duas praias cariocas: Praia de São Conrado e Praia da Barra da Tijuca.

A de São Conrado não é uma praia tão boa para banhistas, mas tem como principal atividade os voos livres, parapentes etc. É um ponto de pouso dos voos realizados a partir da Pedra Bonita.

E a da Barra da Tijuca, apesar de ter Tijuca no nome, está localizada a cerca de 17 km da Grande Tijuca. Mesmo sendo a praia mais distante, é a preferida dos “tijucanos”. 

O mar é agitado e tem as melhores ondas para surfistas do Rio de Janeiro. Mas também agrada muito os banhistas, pelas águas limpas e de linda cor verde. É, também, a maior praia do Rio, com 18 km de extensão.

A Grande Tijuca está bem próxima do mar do Rio de Janeiro

Como você pôde conferir aqui, apesar da Grande Tijuca não estar localizada no litoral, tem facilidade para chegar até as melhores praias cariocas. Em poucos minutos, pode-se dar um mergulho e pegar um bronze!

É, sem dúvida, uma das melhores localizações da cidade do Rio de Janeiro, sem falar na qualidade de vida que oferece aos seus moradores. 

Quer morar pertinho de tudo e aproveitar o melhor do Rio? Entre em contato conosco e encontre agora mesmo o imóvel perfeito para você e sua família. Estamos esperando por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário