Os melhores restaurantes da Tijuca no RJ

8 minutos para ler

O bairro da Tijuca é um dos mais tradicionais e antigos bairros do Rio de Janeiro. Por lá, não tem como ficar parado, já que não faltam atrações para os seus moradores e visitantes. 

O bairro também é conhecido por fornecer uma ótima estrutura e qualidade de vida para quem mora lá.

Localizada na zona norte carioca, é praticamente considerada uma cidade dentro do Rio – com mais de 162 mil moradores.

E por isso, oferece infinitas opções culturais, shoppings e restaurantes para todos os gostos.

No texto de hoje, vamos mostrar para você alguns dos melhores restaurantes na grande Tijuca, para você conhecer o melhor da gastronomia do Rio de Janeiro. Não deixe de conferir.

O bairro da Tijuca no Rio de Janeiro

Um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Tijuca é um bairro de classe média, e conta com diversos imóveis para alugar, de diferentes faixas de preço.

É conhecido por oferecer um estilo de vida agradável e por isso a região está entre as 20 melhores para se morar na capital carioca, em uma pesquisa realizada entre mais de 125 vizinhanças.

É a região da capital com mais estações de metrô, e ainda oferece alternativas das bicicletas, já que o local tem diversas ciclofaixas.

O bairro oferece uma infraestrutura completa em serviços e tem sido cada vez mais valorizado dentro do mercado imobiliário, especialmente depois de 2010, com a instalação das UPPs nas regiões ao redor do bairro.

Cada vez mais imóveis estão sendo construídos por lá, o que atrai o olhar de quem chega no Rio de Janeiro vindo de outras cidades e até mesmo de moradores, que enxergam na Tijuca uma alternativa à violência de outros bairros.

Atrativos da Tijuca

A região da Tijuca também é conhecida pelas suas construções históricas e antigas, com suas belezas arquitetônicas.

O bairro da Tijuca tem construções tombadas pelo patrimônio histórico, como é o caso do Palácio Bianca, que atualmente abriga o Centro de Referência de Música Carioca.

Opções de lazer também não faltam por lá. Algumas das grandes escolas de samba do Rio têm sede no bairro, como Unidos da Tijuca, Unidos da Vila Isabel e Acadêmicos do Salgueiro.

A Tijuca também é e já foi casa de vários famosos. Bibi Ferreira, Cláudia Jimenez, Ed Motta, Erasmo Carlos, Flávia Alessandra, Gabriel o Pensador, Gonzaguinha, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Tom Jobim e Thiago Lacerda vivem ou já viveram no bairro.

Se você escolher esse bairro para visitar ou morar, tenha a certeza que viverá cercada por um ambiente artístico e arquitetônico inigualável.

Os 6 melhores restaurantes da Tijuca

A gastronomia também é um ponto forte da Tijuca. 

Confira abaixo a seleção dos melhores restaurantes que você vai encontrar na Tijuca. Como critério, usamos as avaliações feitas no site TripAdvisor.

1. Domenica Pizzaria Artesanal

melhores restaurantes da tijuca

No primeiro lugar da nossa lista de melhores restaurantes da Tijuca, Domenica Pizzaria Artesanal oferece pizzas feitas a mão, e todas as criações da casa são assadas no forno a lenha.

Não só as pizzas, mas também as bruschettas e focaccias são feitas com a massas em fermentação espontânea.

As receitas são do português Rodrigo Ribeiro, que já trabalhou na cozinha do restaurante Al Pescatore, na cidade de Ostia, perto de Roma.

Sobre a massa, feita com farinha 00 – com apenas os ingredientes de água, azeite extra virgem, fermento e sal – é colocado um delicioso molho de tomate pelado napolitano. 

As pizzas têm tamanho único – da mesma forma que são servidas as tradicionais pizzas napolitanas. 

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 18
Funcionamento:
Terça: das 18h à meia-noite 
Quarta a sexta: das 17h à meia-noite
Sábado: das 17h à 01h da manhã
Domingo: das 18h à meia-noite 
Contato:
(21) 3577-0009
Site: www.domenicapizzaria.com 

2. Restaurante Mitsuba

melhores restaurantes da tijuca

Comandada pelo sushiman Eduardo Nakahara, essa é considerada uma das melhores casas de comida japonesa do Rio de Janeiro.

Uma grande variedade fresca de peixes e frutos do mar são oferecidos com maestria aos clientes, muitas vezes com pratos inéditos e exclusivos.

Entre as sugestões de pratos, estão o hot filadélfia, os sushis de vôngole ao molho de ostra e o baiacu ou pampo-amarelo. 

O Mitsuba já foi indicado como o Melhor Japonês no ranking Comer e Beber pelo menos em 2015 e em 2017

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 170 
Funcionamento:
De domingo a quinta-feira, do meio-dia à meia-noite.
Sextas e sábados, do meio-dia à 01h
Contato:
(21) 22641232 ou (21) 21220274
Site: https://www.restaurantemitsuba.com.br/

3. Fiorino Ristorante

O Fiorino Ristorante é um pedacinho da Itália na Tijuca. Isso porque o restaurante é nada menos do que membro da Accademia Gastronomica Italiana, sediada na Bologna, capital da região da Emilia-Romagna.

O carro-chefe da casa são as massas frescas, feitas com farinha e ovos e estendidas a mão, os pães e sobremesas feitos artesanalmente, e as pizzas no forno à lenha.

Saborosas e tradicionais massas como a lasanha, o tagliatelle, o ravioli, capeletti, tortelli e tortelllini traduzem a fama mundial da gastronomia italiana dentro do Fiorino.

Endereço:
Av. Heitor Beltrão, 126
Funcionamento:
Segunda a quinta, das 18 à meia-noite
Sexta e sábado: 18 à meia-noite
Domingo: 12 às 23h
Contato:
(21) 2567-4476 ou (21) 2567-3386
Site: http://ristorantefiorino.com.br/

4. Restaurante Salete

Declarado patrimônio cultural carioca, o Restaurante Salete é famoso pelo risoto de camarão e pelas empadas, premiadas várias vezes como as melhores do Rio. 

Os azulejos azuis e brancos do salão dão um charme diferenciado ao local, que foi fundado pelo galego Manolo em 1957.

Um dos pratos que mais confere fama ao restaurante são as empadas de massa leve e amanteigada, especialmente as recheadas de camarão. 

Bolinhos de feijoada e de costela com agrião também estão na lista das delícias do cardápio do restaurante, que preserva a típica arquitetura dos botequins cariocas.

Endereço:
Rua Afonso Pena, 189
Funcionamento:
De segunda a quinta das 11h às 22h.
Sexta das 11h às 23h.
Sábado das 11h às 20h e domingo das 11 às 18h.
Contato:
(21) 2264-5163 ou (21) 2214-0408
Site: www.restaurantesalete.com.br 

5. Otto

melhores restaurantes da tijuca

Desde 2004 na Tijuca, o restaurante Otto oferece um atendimento personalizado, três ambientes super agradáveis, excelente comida e música de alta qualidade.

Considerado o Melhor Restaurante da Tijuca, acumula sete prêmios Água na Boca, do Jornal O Globo. E o mais recente prêmio é o de Melhor Casa de Carnes da Tijuca 2019.

Entre os pratos que são carro-chefe da casa, estão a cozinha alemã e contemporânea: o famoso palmito natural assado na casca, o croquete alemão e a saborosa batata rostie.

Endereço:
Rua Uruguai, 380, LJS 22 e 23
Funcionamento:
Domingo a sexta, das 11h30 à 00h30 min
Sábados, das 11h30 à 01h
Contato:
(21) 2268-1579 e (21) 2268-2000
Site: www.otto.com.br

6. Bar do Momo

O Bar do Momo é uma daquelas opções para quem curte aqueles deliciosos petiscos, mas preparados por uma cozinha verdadeiramente criativa. Por esse motivo, faz parte da nossa lista de melhores restaurantes da Tijuca.

Os seus petiscos diferenciados vêm conquistando clientes muito além da região da Tijuca. Entre os destaques estão o bolinho de arroz, as almôndegas de jiló e o farol da milha.

O conhecido farol da milha é uma porção de filé de lagarto que recebe um recheio de linguiça e queijo meia cura. O acompanhamento é uma torrada de alho e um ovo caipira frito e, para finalizar, uma gema mole por cima.

Por lá, você sempre vai encontrar cerveja gelada e clima descontraído, para a melhor pedida com os amigos.

Endereço:
Rua General Espírito Santo Cardoso, 50A, Tijuca
Funcionamento:
De segunda a sábado, das 7h às 23h.
Sábados, das 07h às 22h.
Domingos, fechado
Contato:
(21) 2570-9389
Site: https://www.facebook.com/bardomomotijuca/

7. Conversa Fora na Brasa

O bar e restaurante Conversa Fora na Brasa, traz tradição e qualidade ao RJ, com 4 unidades pela cidade, entre elas uma que está localizada na Tijuca. 

Oferece deliciosos petiscos feitos na brasa e chope gelado que atrai visitantes para um happy hour que ocorre sempre às quartas, quintas e sextas-feiras a partir das 18h. Ambiente ótimo para curtir uma rodada com os amigos. 

Endereço:
Rua Campos Sales, 59
Funcionamento:
Aberto todos os dias das 11h às 01h
Contato:
(21) 2568-5471
Site: https://www.conversaforanabrasa.com.br/

Aproveite o melhor da Tijuca e do Rio de Janeiro

Com esse texto você pôde conhecer quais os melhores restaurantes na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além das dicas você acompanhou porque esse bairro é considerado um ótimo bairro para viver na cidade carioca.

O que achou das dicas? Qual será o restaurante que você vai conhecer quando estiver por lá? Acrescentaria mais algum na lista? 

Aproveite para fazer o seu roteiro gastronômico! E não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

Posts relacionados

2 thoughts on “Os melhores restaurantes da Tijuca no RJ

  1. Acho que faltou comentar que na Tijuca temos a Tati Doces com suas tortas maravilhosas, três lojas do Lecado e também o maravilhoso sorvete Itália. E não podemos esquecer a importância cultural do Bairro, aqui está o glorioso Colegio Militar do RJ ,o Colégio São José e o tradicional Instituto de Educação.E para deixar quem não mora na Tijuca com mais inveja , temos o Maracanã! Gente morar na Tijuca tudo de bom!

Deixe um comentário