o que fazer na grande tijuca o que fazer na grande tijuca

O que fazer na Grande Tijuca no Rio de Janeiro

8 minutos para ler

O Rio de Janeiro é uma das mais conhecidas e procuradas cidades turísticas no Brasil. E cada um dos seus bairros é como se fosse uma cidade dentro da própria cidade.

Ou seja: cada bairro do Rio de Janeiro tem suas particularidades, características e atrações culturais, turísticas e gastronômicas específicas.

A Grande Tijuca, por exemplo, engloba os bairros Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Alto da Boa Vista, Andaraí e Praça da Bandeira

No artigo de hoje nós vamos mostrar para você algumas opções do que fazer na Grande Tijuca, no Rio de Janeiro, seja para escolher um lugar bacana para turistar, ou um restaurante para curtir com uma ótima companhia, ou aproveitar uma programação cultural. 

Fique com a gente e conheça o melhor que a Grande Tijuca tem para oferecer a você.

A Grande Tijuca

A Grande Tijuca é uma entre as sete subprefeituras nas quais se administra o município do Rio de Janeiro, e conta com uma localização privilegiada na cidade. 

Está entre a Serra do Engenho Novo, a norte, entre a Floresta da Tijuca, a oeste, e a Zona Sul e a Zona Central a Leste. 

A localização privilegiada compreende a maior renda financeira da região e também tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Também por isso, a Grande Tijuca conta com uma série de atrativos que fazem da região um local requisitado por quem quer morar com tranquilidade e qualidade de vida.

E um dos pontos positivos é a segurança, que depois de 2010, com a instalação das UPPS (Unidades de Polícia Pacificadora) se tornou um grande atrativo.

Tudo muito perto de você

Atrativos de lazer, facilidade de acesso a serviços e transportes são outros destaques que fazem da região uma ótima alternativa à violência, com conforto e tranquilidade aos moradores.

E o mais bacana é isso: tudo está muito perto de você na Grande Tijuca. Por exemplo, estações de metrô e diversas linhas de ônibus fazem trajetos que dão acesso a vários pontos da cidade.

Comércio, serviços, lojas, hospitais, pontos turísticos, culturais e gastronomia: nos bairros que englobam a Grande Tijuca será fácil você ter acesso a tudo isso sem precisar se deslocar muito.

Abaixo vamos mostrar algumas opções do que fazer na Tijuca.

O que fazer na Tijuca: 6 dicas para você aproveitar

Gastronomia

Algumas dicas de gastronomia que você irá encontrar, especialmente no Bairro da Tijuca:

Bar da Gema – Bairro da Tijuca

o que fazer na grande tijuca

O Bar da Gema fica localizado no fim do Bairro da Tijuca, quase no Andaraí, e serve tradicionais petiscos de boteco. 

As sugestões de destaque da casa são o pastel de feijão, a polenta com rabada e o conhecido “atoleiro carioca”, com peito de boi, linguiça e aipim, coberto por pesto de agrião.

Santo Remédio – Grajaú

Boteco descontraído, com vários petiscos saborosos, o Santo Remédio é um achado no coração do Grajaú.

Entre as suas opções, conta com cerveja sem glúten e um filé mignon com palmito irresistível.

Pontos Turísticos

Maracanã

o que fazer na grande tijuca

Na região da Grande Tijuca é onde está o famoso “Maraca”, o grande estádio de futebol, que já foi palco da Copa do Mundo, Olimpíadas, Jogos Pan-americanos e partidas marcantes do futebol brasileiro.

Além das competições esportivas, o Maracanã também é palco de shows de celebridades internacionais. 

Para quem quer turistar no Maraca, O Tour Maracanã é um passeio para os amantes de futebol. 

Mas, além do interior do estádio, o exterior também tem suas atrações: largas ciclovias e faixas de corrida. Em qualquer horário do dia é possível ver moradores se exercitando no local.

Floresta da Tijuca e Parque Estadual do Grajaú

A natureza é um ponto forte da Grande Tijuca. A região possui muitos espaços de lazer ao ar livre em praças, que possibilitam, inclusive, a prática de esportes para todas as idades.

Além disso, há brinquedos para crianças, bares e foodtrucks para adultos e academias da terceira idade.

As praças Xavier de Brito (conhecida como “praça dos cavalinhos”, por ter charretes e cavalos), Praça Afonso Pena, Praça Saens Pena etc, são algumas opções. 

Na região, também se encontra um dos mais lindos pontos turísticos do Rio de Janeiro está na Grande Tijuca: A Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca). 

Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com área preservada de Mata Atlântica, conta com lindas cachoeiras e trilhas de diferentes intensidades.

É possível escolher trilhas leves para ir com a família ou amigos e trilhas mais  pesadas, para os que têm mais preparo físico. 

O segundo pico mais alto da cidade está presente no Parque, o Pico da Tijuca, com 1022 metros. Com uma vista panorâmica de encher os olhos e que inclui Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Centro, a Baía de Guanabara e até mesmo a Baixada Fluminense. 

Nessa região também se encontra uma reserva florestal: o Parque Estadual do Grajaú, localizada no bairro do Grajaú. 

O lugar possibilita a realização de trilhas e atrai muitos escaladores no Pico do Andaraí que tem 444 metros. Nestes dois parques é possível apreciar espécies nativas e exóticas de fauna e flora brasileira. 

Quadra do Salgueiro

O Salgueiro é a escola de samba que mais recebe turistas na sua quadra. E ela fica localizada na Rua Silva Teles, no bairro Andaraí. Então, é um ótimo ponto turístico para você visitar na Grande Tijuca no Rio de Janeiro.

E justamente para receber turistas, o Salgueiro criou um programa de experiências com a temática do samba e da escola. Entre as atrações estão o ‘welcome drink’, que conta com uma recepção ao turista com as passistas servindo a tradicional caipirinha.

Além disso, a experiência conta com a oficina cultural, oficina de percussão e oficina de samba, com a qual você terá a chance de aprender os passos básicos com grandes passistas. 

Além disso também é possível acompanhar o ensaio oficial do samba e visitar a lojinha com produtos oficiais da escola de samba. Saiba mais informações aqui.

Cultura

Cinema e teatro

Aqueles que são amantes do teatro e da sétima arte também são contemplados na Grande Tijuca no Rio de Janeiro. 

Na região são oferecidas duas ótimas opções de cinema, ambos da rede Kinoplex, que estão localizados no Shopping Tijuca e Shopping Boulevard.

Um destaque especial também para as exposições, espetáculos e teatro no Sesc Tijuca, o Centro de Referência de Música Arthur da Távola (localizado no Palácio Bianca, tombado como Patrimônio Histórico), Teatro Municipal Ziembinski e no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. 

Clubes

o que fazer na grande tijuca

Contemplando a área de esportes e entretenimento, na Grande Tijuca você também encontrará alguns clubes tradicionais que reúnem cultura, esporte, lazer tudo em um só lugar.

No caso do Tijuca Tênis Clube e do Grajaú Country Club, você encontra opções de apresentações de dança, música e teatro, além de escolinhas de esportes, piscinas para lazer e natação, além de espaços para as crianças se divertirem.

Além disso, é no Tijuca Tênis Clube que se encontra a única piscina olímpica da região, na qual, inclusive, tem uma escola de natação. 

Outra opção de clube tradicional da Grande Tijuca é o Montanha Clube, que além de uma piscina natural e cachoeira, também é um espaço que oferece lazer de qualidade aos visitantes.

Conheça e invista na Grande Tijuca

Com o artigo de hoje você pôde conhecer várias opções do que fazer na Grande Tijuca e que envolvem gastronomia, pontos turísticos e atrações culturais.

A região tem sido cada vez mais procurada por moradores que buscam tranquilidade e alternativa para fugir da violência do Rio de Janeiro. 

O acesso facilitado a serviços dentro do bairro também ajuda a trazer essa tranquilidade e qualidade de vida.

Já pensou em morar na Grande Tijuca? Entre em contato conosco da Miguez Imobiliária, que por aqui temos opções e soluções para você, para o seu estilo e o seu bom gosto!

Posts relacionados

Deixe um comentário