Museus no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

8 minutos para ler

É apaixonado(a) por arte, cultura e história? Na cidade maravilhosa são muitas as opções para apreciar. Conheça aqui alguns dos principais museus no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é uma cidade plural. Um dos destinos mais visitados por turistas do mundo inteiro, a cidade recebeu, só nas últimas festas de final de ano, quase 3 milhões de visitantes.

Se você busca um lugar para turistar e se encantar em cada passeio, esse lugar é o Rio de Janeiro. Como o próprio apelido já sugere, a Cidade Maravilhosa é cheia de belezas incríveis.

São belezas naturais, como as incríveis praias e morros, monumentos como o Cristo Redentor e sua beleza arquitetônica, além de muitos passeios que guardam a história carioca e também do Brasil.

Por isso, hoje vamos falar sobre algumas opções de passeio para quem gosta de conhecer um pouco de história.

Neste artigo você conhecerá os principais museus no Rio de Janeiro que você precisa conhecer. Fique com a gente e saiba quais são.

Rio de Janeiro: uma cidade que valoriza sua cultura

O Rio de Janeiro é naturalmente uma cidade que valoriza sua cultura. A capital carioca é conhecida por abrigar diversos centros culturais.

Uma influência do passado, do século 19, é marcada na cidade quando naquela época eram realizadas as primeiras sessões de cinema no Brasil.

Desde então, a produção cinematográfica carioca se manifestou de forma mais forte, transformando a cidade na liderança do cinema nacional.

Além disso, a cidade também é destaque na arquitetura nacional, com tendências vanguardistas que destacam nomes como Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

A capital fluminense é o destino mais procurada por turistas estrangeiros que visitam o país a lazer, em 2º lugar no ranking de negócios e eventos segundo a Embratur, e contempla diversas casas de espetáculos, teatros e muitos museus.

Os museus e sua importância

Os museus são importantes instrumentos de preservação da cultura de um local. A memória cultural de um povo está materializada nesses espaços.

Por muito tempo, os museus eram locais restritos e elitizados, e só entrava quem era convidado ou tinha um bom poder aquisitivo.

Hoje em dia, os espaços de museus tem sido cada vez mais democratizados, com a finalidade de difundir a cultura e a memória e preservar a identidade dos povos.

Para além de serem acervos que preservam as memórias, os museus hoje também são importantes espaços de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

É por isso que cada vez mais espaços como esses precisam ser valorizados no país e o Rio de Janeiro parece levar isso muito a sério!

Os melhores museus do Rio de Janeiro

Confira, abaixo, uma lista com seis museus do Rio de Janeiro que merecem a sua visita!

1 – Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um dos museus do rio de janeiro mais importantes.

Diferente das propostas tradicionais de museus, o Museu do Amanhã oferece aos seus visitantes uma narrativa sobre como podemos viver e moldar os próximos 50 anos.

O espaço, um museu de ciências aplicadas, busca ‘promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta’. Recebe, em média, um milhão de visitas por ano

Atrativos

O museu conta com espaços de exposições e um destaque especial para o Observatório do Amanhã. É um espaço que repercute informações de centros produtores em ciência, cultura e tecnologia do mundo. 

O local também conta com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), espaço de experimentações, prototipação e inovação do museu. Sua estrutura também dispõe de loja, café e restaurante.

Está localizado no Centro do Rio de Janeiro, na Praça Mauá, 1 e ingressos e horário de funcionamento podem ser consultados no site do museu

Distância entre o Museu do Amanhã e a Grande Tijuca: 

O Museu do Amanhã fica localizado a apenas 10 quilômetros do Bairro da Tijuca, e sua proximidade com outros bairros da Grande Tijuca varia entre 10 e 15 km.

2 – Museu Histórico Nacional 

Museus no rio de janeiro: o museu histórico nacional é um dos mais importantes do Brasil

O mais importante museu histórico do país está no Rio de Janeiro e é o Museu Histórico Nacional.

Lá está abrigada a maior parte da história do Brasil, em um conjunto de edificações que representam as diferentes épocas de reinados.

Atrativos

São, no total, mais de 258 mil itens no acervo do museu entre objetos, documentos e livros, em uma área de 9 mil metros quadrados, aberta ao público.

O espaço tem galerias de exposições de longa duração e temporária, além da biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e moda, etc.

Também conta com programas voltados para estudantes, professores, público de terceira idade e comunidades carentes.

Algumas áreas precisam de agendamento prévio, como a de reserva técnica, laboratório de conservação e restauração numismática (como coleção de moedas).

Está localizado bem no centro da cidade, na Praça Marechal Âncora s/n° e as informações de ingresso e funcionamento podem ser consultadas aqui.

Distância do Museu Histórico Nacional até a Grande Tijuca

Do bairro da Tijuca, o Museu Histórico Nacional está distante apenas 8 quilômetros, com variação de 10 a 12 quilômetros dos outros bairros da Grande Tijuca.

3 – Museu da Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio foi inaugurado em 2013, e traz a história do Rio de Janeiro em uma leitura transversal da cidade.

Atrativos

As exposições que estão no MAR unem dimensões históricas, e contemporâneas da arte. 

O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio de sua Escola do Olhar.

Neste museu há uma coleção própria que está em processo de formação, mas também tem empréstimos de algumas das melhores coleções do Brasil.

Conta ainda com exposições temporárias diversas, com atividades de formação, oficinas e ações educativas culturais.

Localizado na Praça Mauá, no centro da capital carioca, as informações sobre o funcionamento e os ingressos podem ser consultados no site do museu.

Proximidade com a Grande Tijuca: 

O bairro da Tijuca está a apenas 9,4 km do Museu, e a distância dos outros bairros da Grande Tijuca não passa de 12 km

4 – Museu de Arte Moderna

entre os museus do rio de janeiro está o museu de arte moderno

Voltado às vanguardas e experimentação na arte, cinema e cultura, o MAM foi fundado em 1948 e guarda uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina.

Atrativos

São cerca de 15 mil obras dentro do espaço. Além disso, o museu já realizou várias exposições que marcam expressões e linguagem das artes visuais.

Conta também com uma cinemateca com sala de exibição, um grande acervo de audiovisuais e o maior arquivo de documentação do cinema do Brasil.

Está localizado no Parque do Flamengo, na Avenida Infante Dom Henrique, nº 45 e suas informações sobre ingressos e horário de funcionamento do museu podem ser consultados em: www.mam.rio

Distância entre o MAM e a Grande Tijuca

Do bairro Grajaú, o MAM fica localizado a cerca de 14 km. Já da Tijuca, são apenas 9 quilômetros. Dos outros bairros da Grande Tijuca, a distância varia de 9 a 15 quilômetros.

5. Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes foi criado oficialmente em 1937, por decreto do presidente Getúlio Vargas. 

Atrativos

Este museu possui um acervo de 70 mil itens, entre eles pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, livros, objetos e outros documentos.

De todos esses itens, cerca de 18 mil são obras de arte trazidas de Portugal a partir de 1808, e outras coleções com obras dos séculos 19 e 20.

Conta ainda com uma biblioteca e arquivo histórico, coleções de gravura, fotografia, arte africana entre outros,  galerias de arte e exposições temporárias.

No site https://mnba.gov.br/portal/ você encontra informações sobre o funcionamento e ingressos. O Museu está localizado também no centro, na Cinelândia, na Rua Avenida Rio Branco, 199.

Distância do Museu Nacional de Belas Artes até a Grande Tijuca

Partindo do Andaraí, na Grande Tijuca, são apenas 10 quilômetros até o Museu Nacional de Belas Artes. A distância de outros bairros da região até o museu não passa de 14 quilômetros.

Conclusão

Como você pôde ver, o Rio de Janeiro conta com diversos museus para quem gosta de conhecer a história da cidade e do Brasil.

E esses são apenas alguns dos atrativos do Rio de Janeiro que te esperam na Cidade Maravilhosa.

E o mais importante: como você observou, todos os museus ficam muito próximos da Grande Tijuca, que é um bairro que, já comentamos aqui, maravilhoso para morar e investir. 

Em no máximo 15 km você está em qualquer um desses museus, partindo da Grande Tijuca.

Gostou das nossas dicas? Já conhece algum destes museus? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.

Posts relacionados

Deixe um comentário