morar na grande tijuca morar na grande tijuca

7 motivos para morar na Grande Tijuca

8 minutos para ler

A Grande Tijuca é composta pelos bairros Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Alto da Boa Vista, Andaraí e Praça da Bandeira. 

É uma região bem extensa e significativa para o Rio de Janeiro, sendo um grande bairro histórico, tradicional e com forte atividade econômica, principalmente do setor terciário (comércio e serviços). 

Se você tem dúvidas ou pretende morar no bairro, confira os motivos que elencamos para fazê-lo ter certeza de que esse é o lugar perfeito para sua próxima casa ou apartamento. 

Motivos para morar na Grande Tijuca

1. Bairro histórico, tradicional e familiar

O principal ponto destacado pelos moradores da Grande Tijuca (mais conhecidos como “tijucanos”) é a tradição. 

Composta por bairros antigos e relevantes no cenário carioca, com grande importância na história do Rio de Janeiro, a Grande Tijuca tem forte tradição pelo comércio e seus comerciantes, ruas sempre movimentadas e com muita vida e charme. 

Há quem nasceu na Tijuca e não consegue abrir mão de morar no bairro, muito pelo carinho que é cultivado de geração em geração pelas ruas e histórias vividas. 

O local é marcado por prédios e casas antigas, vilas de casas, praças, igrejas grandiosas, escolas e universidades com ótima qualidade de ensino, cursos de idiomas, escolinhas de esportes, música e danças, estabelecimentos de todo tipo, restaurantes e ruas arborizadas. 

Além disso, possui ambientes maravilhosos para famílias com crianças, já que existem muitas praças públicas, parquinhos e espaços de lazer em contato com a natureza. 

Os moradores mais antigos contam ótimas histórias sobre o bairro, lembrando os antigos cinemas de rua na Praça Saens Pena, enquanto escolhem flores e plantas na Rua das Flores.

2. Ótima mobilidade urbana

A Grande Tijuca tem a localização bem privilegiada, perto do Centro, das zonas sul, norte e oeste da cidade do Rio de Janeiro. 

Além da proximidade, existe uma variedade enorme de meios de transporte. Com facilidade é possível encontrar alguma das opções de transporte público: Linhas de ônibus para todas as regiões da cidade, cinco estações de metrô (Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena e Maracanã) e estação de trem (Maracanã). 

Na Grande Tijuca também é possível ter fácil acesso a táxis e carros de transporte de passageiro por aplicativo, além de ciclovias e largas faixas de pedestre. 

Em poucos minutos é possível chegar à praia (tanto da zona oeste, Barra da Tijuca e arredores, quanto da zona sul, as famosas Copacabana, Ipanema e Leblon), aeroportos e rodoviária. 

3. Muito comércio e serviços disponíveis

Uma das maiores qualidades de se morar na Grande Tijuca é, sem dúvida, as opções de comércio e serviços a qualquer esquina. 

Saindo de casa, independente de onde estiver morando, a poucos passos terão mercados, farmácias, açougues, padarias, hospitais, consultórios médicos, restaurantes, lojas de construção e de móveis, feiras de rua (também de artesanato), hortifruti, postos de combustível etc.

O Shopping Tijuca é um point para os tijucanos. O maior shopping da região, com centenas de lojas, restaurantes e cinema. Há, também, o Shopping Boulevard (antigo Iguatemi) em Vila Isabel, pequenos shoppings e galerias com inúmeras lojas, restaurantes e serviços. A Praça Saens Peña concentra muitos estabelecimentos, comércio e consultórios.

Na Tijuca também estará presente o novo Parque Shopping América, que será construído no lugar da sede do tradicional clube de futebol carioca, América. A previsão de entrega do novo shopping center é abril de 2021 e, por ser próximo ao metrô Afonso Pena, terá fácil acesso. 

Com 24.866m² de terreno, o Parque Shopping América terá lojas dos mais variados segmentos, além de um cinema, praça de alimentação e também um centro médico.

Além disso, na Grande Tijuca também existem hospitais de referência, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto e o Hospital Federal do Andaraí. 

Também está muito bem servido no quesito instituições de ensino de excelência, com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Colégio Militar do Rio de Janeiro, Colégio Pedro II etc.

morar na grande tijuca

4. Contato com a natureza.

Um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro está na Grande Tijuca: A Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca). 

Uma das maiores florestas urbanas do mundo, área preservada de Mata Atlântica, com lindas cachoeiras e trilhas de diferentes intensidades, de leves para ir com a família ou amigos a pesadas para os que têm mais preparo físico. 

O segundo pico mais alto da cidade está presente no Parque, o Pico da Tijuca, com 1022 metros. A vista panorâmica inclui Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Centro, a Baía de Guanabara e até mesmo a Baixada Fluminense. Deslumbrante!

A região também conta com uma reserva florestal, o Parque Estadual do Grajaú, localizada no bairro do Grajaú. É possível fazer trilha lá também, o Pico do Andaraí tem 444 metros e atrai muitos escaladores. 

Em ambos os parques existem espécies nativas e exóticas de fauna e flora. 

5. Boemia, reduto do samba e vida noturna

Não só de dia vivem os moradores da Grande Tijuca, a vida noturna também é bem agitada e famosa na cidade. 

Um dos bairros da região, Vila Isabel, berço dos sambistas Noel Rosa e Martinho, é considerado reduto tradicional do samba. O samba de Noel chamado “Feitiço da Vila” é uma homenagem ao bairro. 

A Grande Tijuca é localização das três das principais escolas de samba do Rio de Janeiro: Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca. Há também uma tradicional roda de samba chamada Samba do Trabalhador.

Com bares, botequins e botecos em cada esquina, a região é ótima para reunir amigos de todas as idades para tomar uma cerveja gelada acompanhada de um bom petisco. 

Um dos pontos de encontro é a conhecida Praça Varnhagen, polo boêmio localizado entre a Tijuca e Vila Isabel.

6. Lazer, cultura e esporte.

Para completar a lista de um ótimo lugar para se morar, não poderiam faltar lazer, cultura e esporte. E também está disponível para quem escolhe morar na Grande Tijuca!

A Grande Tijuca tem muitas praças, com espaços de lazer e esportes para todas as idades, brinquedos para crianças, bares e foodtrucks para adultos e academias da terceira idade. Praça Xavier de Brito (conhecido como “praça dos cavalinhos”, por ter charretes e cavalos), Praça Afonso Pena, Praça Saens Pena etc. 

Para os amantes das artes, tem dois cinemas da rede Kinoplex (localizados no Shopping Tijuca e Shopping Boulevard), exposições, espetáculos e teatro no Sesc Tijuca, Centro de Referência de Música Arthur da Távola (localizado no Palácio Bianca, tombado como Patrimônio Histórico), Teatro Municipal Ziembinski e no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. 

Na Grande Tijuca também tem tradicionais clubes que concentram lazer, cultura e esportes num mesmo lugar. 

Com escolinhas de futebol, vôlei, basquete, natação, danças etc. piscinas para lazer e espaços para crianças correrem e brincarem livremente. E, muitos dos clubes, têm apresentações de dança, música e teatro, como é o caso do Tijuca Tênis Clube e do Grajaú Country Club. 

No Tijuca Tênis Clube tem a única piscina olímpica da região, sendo um lugar com uma boa escola de natação. Outro clube tradicional e com bom espaço de lazer é o Montanha Clube, que tem uma piscina natural e cachoeira.

7. Maracanã

Por fim, e muito importante: Na Grande Tijuca temos o Maracanã, o famoso “Maraca”, um grande estádio de futebol, palco da Copa do Mundo, Olimpíadas, Jogos Pan-americanos e partidas que geram muita emoção nos cariocas e brasileiros, como um bom Fla x Flu.

Além das competições esportivas, o Maracanã também é palco de shows de celebridades internacionais. 

O Tour Maracanã é um passeio para os amantes de futebol. Mas, além do interior do estádio, o exterior também tem suas atrações: largas ciclovias e faixas de corrida. Em qualquer horário do dia é possível ver moradores se exercitando no local.

morar na grande tijuca

Venha morar na Grande Tijuca!

Como você pode perceber, motivos não faltam para você escolher morar na Grande Tijuca. Esse, com certeza, pode ser o lugar para o seu próximo lar. 

Seja a sua escolha uma casa ou apartamento, aqui na Miguez Imobiliária você encontra as melhores opções de imóveis da região, com a garantia de um atendimento exclusivo. 

Entre em contato conosco e vamos encontrar o imóvel perfeito para você e sua família aproveitarem o melhor da vida na Grande Tijuca!

Posts relacionados

Deixe um comentário