apartamento na grande tijuca apartamento na grande tijuca

6 motivos para morar em apartamento na Grande Tijuca

8 minutos para ler

Buscar o lugar perfeito para morar sozinho ou com a família é o primeiro passo para alcançar a estabilidade socioeconômica. 

Independente de ser por aluguel ou por compra de um imóvel, ter uma moradia para viver bem, confortável, seguro e com um bom custo-benefício é o sonho da maior parte da população. 

No entanto, é muito comum ter o seguinte questionamento: Casa ou apartamento? Qual é a melhor opção para mim e para minha família?

No artigo de hoje você acompanha algumas dicas da Miguez Imobiliária, nas quais apresentamos as principais vantagens de morar em um apartamento na Grande Tijuca.

Confira.

Uma das melhores regiões para se morar no Rio: Grande Tijuca

Antes de procurar uma casa ou apartamento para morar, é importante saber onde procurar. 

As opções mais procuradas no Rio de Janeiro são os bairros com boa localização e com facilidade de deslocamento pela cidade, com vastas opções de transportes e com fácil acesso ao Centro e demais bairros. 

Alguns desses ótimos bairros para morar estão presentes na Grande Tijuca. Como é o caso de Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Alto da Boa Vista, Andaraí e Praça da Bandeira. 

É uma região maravilhosa para morar sozinho ou com a família pelas facilidades que oferece

Proximidade do Centro, das praias, aeroporto, rodoviária e pontos turísticos, ótima mobilidade urbana, muito comércio e serviços disponíveis, são algumas delas. 

Além disso tudo, é uma região bem arborizada, com possibilidade de contato com a natureza e com opções incríveis de lazer.

O que levar em consideração para escolher o imóvel perfeito?

Para decidir se o melhor para você e sua família é uma casa ou um apartamento, o primeiro passo é entender quais são suas necessidades de espaço, localização e de facilidades. Quantos cômodos, quartos, varanda, garagem, tamanho etc. 

Além disso, fazer uma análise financeira é importante para saber quanto é possível pagar. Mesmo com a compra do imóvel, tem que levar em consideração as taxas mensais do condomínio, de IPTU, reformas ou manutenções.

Outro ponto a se considerar, principalmente quando for comprar um imóvel, é na possibilidade de valorização no mercado imobiliário. 

E se comprar imóvel usado, pensar nos custos extras que podem ser necessários para reformar e deixar o imóvel do jeito que gostaria. 

Quando o imóvel é comprado na planta, também é necessário procurar informações sobre a empresa construtora e confirmar se é de confiança e se entrega conforme combinado.

Mas, afinal, casa ou apartamento?

As vantagens de morar em apartamento na Grande Tijuca

Em geral, as pessoas pensam que uma casa é o melhor empreendimento, por seu espaço e privacidade. 

Mas o apartamento tem suas vantagens e que podem pesar mais quando colocadas na ponta do lápis: maior segurança, melhor infraestrutura, menores custos de manutenção etc. 

Por isso, vamos enumerar algumas dessas vantagens a seguir:

1. Segurança

Os apartamentos são localizados em um edifício ou dentro de um condomínio e isso gera maior segurança, quando comparados às casas.

A segurança é dada, geralmente, pelos sistemas de monitoramento com câmeras de segurança, portaria 24 horas, portões eletrônicos, alarmes, além da própria estrutura de muros mais altos, sendo mais difícil ter invasões ou roubos no interior dos edifícios e condomínios. O controle de entrada e saída de pessoas no prédio é maior do que em casas. 

Dificilmente um apartamento é invadido ou tem visitas indesejadas, pois além do monitoramento do próprio condomínio, há também a coletividade dos vizinhos que, observando alguma movimentação estranha, podem comunicar à portaria, síndico ou administradora do condomínio.  

Essa é uma grande vantagem a ser considerada, principalmente se morar sozinho, trabalhar fora, precisar passar muito tempo fora de casa ou viajando.

2. Infraestrutura

As opções de infraestrutura e espaços de lazer em condomínios e edifícios são enormes. 

Mesmo os mais simples contam com um salão de festas, garagem, churrasqueira, área ao ar livre e brinquedos para crianças. 

Mas a tendência é que os novos condomínios tenham áreas de lazer completas e com mais opções de serviços, como também academias, piscinas, sauna, salão de jogos, lanchonetes, espaço para home office, salas de reuniões, parquinhos para crianças, cinemas etc. 

Toda essa facilidade sem sair de casa traz muita qualidade de vida. 

3. Maior economia

Ao pensar na possibilidade de ter algum espaço de lazer numa casa, a maior preocupação é quanto vai custar construir e quanto deverá desembolsar para a manutenção todo mês. Sendo, muitas das vezes, um quintal o único espaço de lazer. 

Já morando num apartamento é possível ter uma variedade de opções de lazer por um custo muito menor. Isso porque todos os custos são rateados entre todos os apartamentos do condomínio. É possível usufruir de tudo sem pagar uma fortuna. 

Os custos de equipamentos de segurança, instalação, reparos quaisquer nos espaços compartilhados e manutenção também são divididos entre os condôminos.  

Além disso, não é preciso se preocupar em pagar os salários dos porteiros, faxineiros, jardineiros ou demais funcionários. Pois isso também está incluso no valor da taxa do condomínio. Tudo isso resultaria em um custo muito alto morando numa casa, sem poder dividir os gastos com vizinhos.

4. Convivência social

Morar num apartamento também tem a convivência social como ponto positivo. São muitos vizinhos compartilhando os mesmos espaços, o que incentiva novas amizades e parcerias. 

Principalmente para crianças e adolescentes, isso é uma ótima vantagem. As crianças podem brincar livremente nos espaços comuns sem preocupação, podendo socializar com as outras em segurança.

É muito comum ter festas do próprio condomínio e eventos que estimulem a boa convivência entre os moradores. 

Além disso, as regras de convivência também facilitam na solução de eventuais dores de cabeça. Como, por exemplo, a lei de silêncio que assegura que, depois das 22 horas, não terá música alta ou muito barulho por quaisquer motivos. 

As reuniões de condomínio também são ótimos espaços para resolver questões coletivas.

5. Manutenção e limpeza

É ótimo não precisar se preocupar se algum equipamento apresentar defeito, se o portão quebrar, a piscina ficar suja, precisar de uma pintura na portaria ou de fazer uma limpeza geral. 

Isso não será uma dor de cabeça, pois será de responsabilidade da administradora ou do síndico buscar uma solução, ver preços de novos equipamentos, fazer as compras, trocas, reparações e manutenções necessárias no prédio e áreas comuns.

Quem mora em casa tem essas responsabilidades unicamente para si, além da limpeza dos cômodos internos, também das calçadas, quintal, piscina, churrasqueira etc.

Portanto, quem mora no apartamento só precisa se preocupar com a limpeza e manutenção dos cômodos internos, sendo bem mais simples e menos custoso.

6. Localização

Além de todos os outros pontos, há também a tranquilidade de que os condomínios costumam estar localizados em lugares mais centrais ou com mais opções de comércio e serviços. 

Tanto pelos prédios serem construídos em lugares mais movimentados e de fácil acesso, quanto, ao serem construídos, atraírem novas lojas, mercados e estabelecimentos que veem oportunidade de mais consumidores para seus produtos e serviços. 

apartamento na grande tijuca

Conclusão

Morar em um apartamento na Grande Tijuca tem muitas facilidades. Poupa muito trabalho e custos extras de quem opta por alugar ou comprar esse tipo de imóvel. 

É ideal para os que trabalham, passam muito tempo fora de casa ou viajam muito, pois não precisam se preocupar com manutenção e segurança do lar. 

Para quem tem crianças, possibilita o convívio com outras, e, principalmente para os idosos, pessoas com deficiência ou com baixa mobilidade, oferece, além dos motivos citados, maior acessibilidade, com rampas e elevadores.

Sabe o que é melhor? Na Grande Tijuca, são inúmeras as opções de apartamentos para você desfrutar do que a região oferece de melhor. 

Fale com quem realmente entende! 

Aqui na Miguez Imobiliária somos especialistas em Imóveis na Grande Tijuca e podemos ajudar você a conquistar o seu. Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário