Bondinho do Pão de açúcar no Rio de Janeiro

8 minutos para ler

Um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa, você não pode deixar de conhecer o famoso Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. 

A capital carioca é conhecida por ser a detentora de uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor. A cidade, assim como seu monumento, está sempre de braços abertos para receber seus turistas das mais variadas partes do mundo. 

Além da simpatia de seu povo, o Rio de Janeiro também oferece entretenimento de qualidade para todos os gostos e idades. Praias exuberantes, morros, trilhas e museus são algumas das opções. 

O próprio Cristo é um dos pontos mais visitados e garante uma linda vista para seus turistas. Mas você sabia que a Cidade Maravilhosa tem um ponto turístico tão conhecido quanto, também digno de um cartão postal e um dos xodós dos cariocas? 

Estamos falando sobre o Bondinho do Pão de Açúcar, que fica localizado na Urca, no Rio de Janeiro. E o artigo de hoje é justamente sobre ele! 

Aqui você irá conferir um pouco de sua história, curiosidades e os atrativos que irá encontrar ao visitar esse lindo parque no coração da Mata Atlântica. 

Fique com a gente e confira!

Rio de Janeiro: uma das cidades mais lindas do Brasil

A cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado carioca é, sem dúvidas, uma das mais belas cidades brasileiras. Não à toa, é a que mais recebe turistas todos os anos. 

Com um clima que favorece a visita às praias praticamente o ano todo, é o destino favorito de quem não abre mão de sol e mar.

A praia de Copacabana na Zona Sul da cidade, por exemplo, é tão apreciada pelos que a conhecem que já foi inspiração de canções, inclusive, estrangeiras. 

O Cristo Redentor, no alto de seus 709 metros acima do nível do mar, proporciona aos visitantes uma vista deslumbrante. 

O Rio de Janeiro, para além de seus pontos turísticos de tirar o fôlego, também é uma cidade que aposta na arte e na cultura. São muitos os museus espalhados que proporcionam uma experiência de conhecimento e aprendizado.

Por isso mesmo, quem conhece a cidade carioca, acaba escolhendo-a para fixar residência. Aliás, o Rio de Janeiro teve sua população estimada pelo IBGE em 2019 em mais de 6,5 milhões de habitantes.

Apesar disso, a cidade ainda possui um IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,799, considerado alto, representando, assim, uma qualidade de vida bastante acima da média brasileira. 

Natureza exuberante no Rio de Janeiro

Uma das principais características do Rio de Janeiro, é que ele está completamente inserido no bioma da Mata Atlântica. Esse é um dos biomas mais ricos em biodiversidade no mundo e pode ser apreciado de perto em diversas regiões da cidade. 

Um dos maiores exemplos da conservação da Mata Atlântica no Rio de Janeiro é o Parque  Nacional da Tijuca, que fica na Grande Tijuca, no Alto da Boa Vista. É considerado a maior floresta urbana do mundo e apresenta fauna e flora ricas em espécies.

O Parque Nacional da Tijuca também é aberto ao público, sendo também o responsável por abrigar o Corcovado, onde está o Cristo Redentor.

Um outro ponto de muito destaque na Cidade Maravilhosa no qual se pode apreciar o contato com a natureza é o Bondinho do Pão de Açúcar. Sobre ele você confere a seguir. 

Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro: uma experiência incrível em meio à Mata Atlântica

Formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar, o Parque Turístico do Pão de Açúcar é um dos mais belos cartões postais cariocas.

O Parque é dividido em 4 áreas:  Anfiteatro, a Praça dos Bondes, Espaço Baía de Guanabara e o Cocuruto.

O Anfiteatro é responsável por receber diversas atrações artísticas e eventos dos mais variados tipos. 

Na Praça dos Bondes é possível apreciar duas gerações dos bondinhos do Pão de Açúcar, além de esculturas em bronze dos idealizadores de cada um. Ademais, também possui um mirante no qual é possível apreciar a bela visão do Morro da Babilônia e da Praia Vermelha. 

No Espaço Baía de Guanabara é onde estão as opções gastronômicas e de lazer, com lojas e quiosques. Este espaço encontra-se no Morro da Urca. 

Por último, o Cocuruto é onde se exibe a história do Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, através de projeções, imagens e maquinário que reconta a trajetória do primeiro teleférico do Brasil.

História

A inspiração para construir um caminho aéreo que transportasse as pessoas entre os Morros da Urca, Pão de Açúcar e Babilônia surgiu para o engenheiro Augusto Ferreira Ramos durante a Exposição Nacional de 1908.

A autorização para a construção e exploração desse caminho chegou em maio de 1909, com a publicação do Decreto Municipal n. 1260. As obras foram iniciadas em 1910 pela empresa J. Pohlig, da Alemanha, responsável por desenvolver o projeto, fabricar e montar todos os equipamentos.

O trecho inicial, que ia da Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em outubro de 1912 transportando um total de 577. A extensão entre ambos era de 528 metros. Já o segundo trecho – do Morro da Urca ao Pão de Açúcar – só teve sua inauguração meses depois, em 1913, transportando 449 passageiros na extensão de 735 metros. 

Em 1973, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, após ter inaugurado em 1972 um novo sistema composto por um equipamento mais moderno.

Atrativos

bondinho do pão de açúcar

As vistas proporcionadas do alto dos morros da Urca e do Pão de Açúcar, por si só, já são um espetáculo a parte. No entanto, o parque possui diversos atrativos para os visitantes.

Nele é possível explorar a gastronomia, se encantar pela natureza exuberante da Mata Atlântica e curtir uma programação de shows e eventos culturais. 

Também permite apreciar as belezas do Rio de Janeiro, como é o caso das praias da zona sul, as montanhas, além de outros pontos turísticos e a beleza da arquitetura da cidade.

No parque são oferecidos além de tudo isso três tipos de tours. São eles: Ecológico para exploração da fauna e flora da Mata Atlântica da região; Histórico, para conhecimento da trajetória de construção do Bondinho do Pão de Açúcar, além de curiosidades sobre ele; e, por último, o tour Bastidores, ideal para quem quer conhecer o que está por trás de um dos mais belos cartões postais do Brasil e do mundo.

Ingressos

Os valores de ingressos para o Bondinho do Pão de Açúcar possui diversas modalidades, podendo ou não, incluir os tours citados acima. Os valores iniciam em R$ 52,00 e você pode consultá-los no site, clicando aqui.

Funcionamento

O Parque Turístico do Bondinho do Pão de Açúcar está aberto de quinta a segunda-feira com horário de funcionamento das 10h às 19h, sendo a entrada de visitantes permitida até às 18h.

Localização

O Bondinho do Pão de Açúcar, como dito anteriormente, está localizado no bairro da Urca, na Av. Pasteur, 520. 

É possível chegar até ele de carro – possui estacionamento – ou pelas linhas de ônibus 107 (no Centro da Cidade), Linha Circular 2 (a partir de Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea), Linha Circular 1 (a partir de Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico) e linha 513 (a partir da Estação de Metrô Botafogo e Humaitá).

Distância da Grande Tijuca até o Pão de Açúcar

o bondinho do pão de açúcar está a poucos km da grande tijuca

Com uma localização privilegiada, os moradores da Grande Tijuca estão bem próximos do Pão de Açúcar. 

Da Tijuca, por exemplo, a distância é de 13 km. Um trajeto que pode ser realizado de carro em menos de 15 minutos. Do Maracanã a distância é ainda menor, aproximadamente 11 km. Dos demais bairros, a distância não ultrapassa 20 km. 

Conclusão 

Morar no Rio de Janeiro é estar próximo a diversos cartões postais de encher os olhos, não é mesmo? 

No artigo de hoje você conheceu o Bondinho do Pão de Açúcar e percebeu o quanto os moradores da Grande Tijuca são privilegiados com a proximidade deste lindo ponto turístico carioca. 

Essa é sem dúvida uma ótima região para se viver, com vantagens que vão desde a sua localização privilegiada, qualidade de vida, e valorização imobiliária.

E você, já visitou esse cartão postal? Pretende conhecer? Conta para a gente nos comentários as suas impressões e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário