bairros da grande tijuca bairros da grande tijuca

Bairros da Grande Tijuca no Rio de Janeiro: conheça os principais

7 minutos para ler

Não há dúvidas de que cada bairro do Rio de Janeiro é como se fosse uma cidade. Só a capital do estado fluminense já conta com mais de 17 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2019.

Como a cidade é muito populosa, ela conta com bairros que passam facilmente dos 30 mil habitantes.

No artigo de hoje vamos mostrar para você quais são os bairros que compõem a Grande Tijuca no Rio de Janeiro, uma das melhores regiões para morar no Rio.

Além do Bairro da Tijuca, também compõem a região da Grande Tijuca os bairros Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e Andaraí.

Fique com a gente!

A Grande Tijuca no RJ

Uma das sete subprefeituras nas quais se administra o município do Rio de Janeiro, a Grande Tijuca possui uma localização privilegiada na cidade. 

Está entre a Serra do Engenho Novo, a norte, entre a Floresta da Tijuca, a oeste, e a Zona Sul e a Zona Central a Leste. 

Essa localização compreende a maior renda financeira da região e também tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

A Grande Tijuca conta com uma série de atrativos que fazem da região um local requisitado por quem quer morar com tranquilidade e qualidade de vida.

Um dos pontos positivos é a segurança, que depois de 2010, com a instalação das UPPS (Unidades de Polícia Pacificadora) se tornou um grande atrativo.

Atrativos de lazer, facilidade de acesso a serviço e transporte são outros destaques que fazem da região uma ótima alternativa à violência, com conforto e tranquilidade aos moradores.

Os bairros da Grande Tijuca

Tijuca

Tijuca é um bairro de classe média e um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, e conta com diversos imóveis para alugar, de diferentes faixas de preço.

É conhecido por um estilo de vida agradável e está entre as 20 melhores regiões para se morar na capital, em uma pesquisa realizada entre mais de 125 vizinhanças.

É a região da capital com mais estações de metrô, e ainda oferece alternativas das bicicletas, já que o local tem diversas ciclofaixas.

O bairro oferece uma infraestrutura completa em serviços e é cada vez mais valorizado dentro do mercado imobiliário.

Cada vez mais imóveis estão sendo construídos por lá, o que atrai o olhar de quem chega no Rio de Janeiro vindo de outras cidades e até de moradores, que enxergam na Tijuca uma alternativa à violência de outros bairros.

A região da Tijuca também é conhecida pelas suas construções históricas e antigas, com belezas arquitetônicas.

O bairro tem construções tombadas pelo patrimônio histórico, como o Palácio Bianca, que atualmente abriga o Centro de Referência de Música Carioca.

Maracanã

bairros da grande tijuca

O Maracanã é considerado bairro de classe média e classe média alta, e é conhecido especialmente por abrigar um dos estádios de futebol mais importantes do mundo.

Para os cariocas, o Maracanã é visto como um bairro nobre da zona norte do Rio de Janeiro. Por lá os valores de imóveis variam bastante em relação a sua localização e tipo de moradia.

A região tem uma variedade de imóveis para alugar, que vão desde apartamentos modernos até casas antigas com o estilo de art déco.

O Maracanã é considerado um bairro perfeito para quem quer privacidade, sem abrir mão do conforto de estar perto de tudo – destaque para restaurantes que estão entre os melhores e mais tradicionais da cidade.

Outro fator interessante é a mobilidade do bairro, interligado por linhas de ônibus e metrô. O local ainda tem uma estação de trem, que fica ao lado do Maracanãzinho e dá acesso às zonas norte, oeste e baixada fluminense.

O Maracanã tem clima residencial muito agradável e seguro aos seus moradores. A infraestrutura e serviços trazem qualidade de vida para os habitantes. O Bairro do Maracanã faz parte da região administrativa de Vila Isabel, que abrange os bairros de Vila Isabel, Andaraí e Grajaú (falaremos sobre cada um deles).

Este bairro é totalmente urbanizado, com ruas asfaltadas, rios canalizados e rede de esgoto implantada em toda a região, sem áreas verdes.

Conta com um grande número de imóveis, particularmente de prédios. Aproveite e confira, neste link, um pouco da  história do Maracanã.

Grajaú

bairros da grande tijuca

Diferente do Maracanã, que é praticamente 100% urbanizado, o bairro do Grajaú conta com ruas largas, arborizadas, com muitas casas, jardins e um clima residencial.

São quase 40 mil habitantes de classe média e o bairro é conhecido por conservar, no estilo de vida e nas relações entre os moradores, algumas características de cidades de interior.

Apesar da fama de ‘interiorano’, o bairro tem todos os serviços necessários para o morador viver bem e com tranquilidade. Supermercados, padarias, farmácias, pet shops, escolas, creches, academias de ginástica e opções de banco.

Um dos destaques do bairro é o Parque Estadual do Grajaú, que faz parte da Floresta da Tijuca e oferece lazer à comunidade.

Abriga várias espécies de fauna e flora e é usado pelos moradores como um ambiente de contato com a  natureza e para a prática de esportes.

O número de botecos e bares oferece opções noturnas de lazer para os moradores e atrai grande público. Festivais de food trucks agitam a noite com alta gastronomia e shows, e fazem do Grajaú um ambiente eclético e agradável.

Vila Isabel

A Vila Isabel é um bairro de classe média e classe média alta, localizado também na Zona Norte do Rio.

O bairro é famoso especialmente pelos seus poetas e compositores que nasceram por lá ou que foram revelados no bairro. 

É um dos bairros mais boêmios da cidade e considerado o berço do samba. Entre os famosos que viveram lá está o compositor Noel Rosa.

O bairro é bem residencial, mas também oferece uma ótima infraestrutura de serviços, com supermercados, padarias, farmácias e até o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O transporte urbano oferece rápidas opções para os moradores se deslocarem da Vila Isabel aos principais pontos do Rio de Janeiro, via estações de metrô e linhas de ônibus.

Com ótimos restaurantes e barzinhos, quem decide curtir a noite em Vila Isabel pode estar seguro de que encontrará opções de alta qualidade. 

Morar nessa vizinhança é a escolha certa no que diz respeito ao custo-benefício e à localização. 

Além disso, é a garantia de uma vizinhança arborizada e agradável, com praças, áreas verdes e as famosas calçadas musicais, que são gravadas com partituras de grandes clássicos da música brasileira.

Andaraí

bairros da grande tijuca

Um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, o nome Andaraí  vem da composição de duas palavras indígenas, que juntas significam “rio dos morcegos”. 

Hoje, este rio é denominado Rio Joana e atravessa o bairro, dividindo as duas pistas da Rua Maxwell.

Em meados do século 19 o local tornou-se um bairro industrial, contando com a instalação da primeira fábrica de tecidos do Rio de Janeiro. 

Em função da industrialização, vilas operárias se formaram no bairro, no entorno das fábricas. Já no século 20, o bairro passou a ser residencial,e contou com a construção de inúmeros condomínios e edifícios.

Em 2003, a novela Celebridade, da Rede Globo, foi ambientada no bairro. Um dos pontos com destaque no bairro do Andaraí é a Quadra da Escola de Samba Salgueiro.

A Grande Tijuca pode ser o seu lugar no RJ

No artigo de hoje você conheceu os bairros que fazem parte da Grande Tijuca, e as particularidades e histórias de cada um. 

Aproveite para conferir também o nosso conteúdo sobre os 5 motivos para você morar na Grande Tijuca.

Segurança, lazer, acesso facilitado a serviços e uma excelente qualidade de vida é o que você irá encontrar se for morar na Grande Tijuca, no Rio de Janeiro.

Entre em contato conosco, para juntos escolhermos o melhor imóvel para você e sua família!

Posts relacionados

Deixe um comentário