Vila Isabel no Rio de Janeiro: um dos principais bairros da Grande Tijuca

7 minutos para ler

Procurando uma ótima região para viver na capital carioca? Então não deixe de conferir tudo sobre o bairro Vila Isabel no Rio de Janeiro!

Considerada por muito tempo como sendo uma freguesia, chamada de Engenho Velho da Tijuca, a Grande Tijuca vem se desenvolvendo e se renovando para atender às novidades do cotidiano.

Nomes de personalidades brasileiras fazem parte da história dessa região, como Tim Maia, Martinho da Vila e Erasmo Carlos. Essa herança, inclusive, fez com que muitos bairros da Grande Tijuca ganhassem características boêmias, como é o caso do Vila Isabel e suas calçadas musicais.

No bairro, ainda hoje podemos encontrar partes do período de sua inauguração, a exemplo das ruas com casarios antigos e das lojas que mantiveram sua essência francesa de inspiração.

Para que você possa conhecer o Vila Isabel mais afundo e entender essas referências, montamos este artigo com as principais informações sobre esse bairro nobre do Rio de Janeiro. Acompanhe!

Grande Tijuca: os bairros mais antigos do RJ

A Grande Tijuca é equivalente à região da zona norte do Rio de Janeiro, formada por sete bairros tradicionais do cenário carioca: Vila Isabel, Grajaú, Tijuca, Maracanã, Andaraí, Alto da Boa Vista e Praça da Bandeira.

O Tijuca, por exemplo, é o mais nobre e antigo entre os bairros da Grande Tijuca. Isso porque foi criado ainda no Brasil Imperial, com D. Pedro II. Já o Vila Isabel, motivo deste artigo, veio um pouco depois, por volta de 1870.

Juntos, os sete bairros formam um complexo interessante de estabelecimentos comerciais, malha rodoviária, linhas de ônibus e pontos turísticos, como o Estádio do Maracanã e a Floresta Nacional da Tijuca.

A região, portanto, conta com uma série de atrativos. Além disso, segurança de qualidade, lazer democrático, ótima mobilidade urbana e um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Por esses e outros motivos, morar na Grande Tijuca se tornou meta para quem quer tranquilidade, qualidade de vida e comodidades que facilitam o dia a dia.

O Bairro Vila Isabel

O Vila Isabel é um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro e, de acordo com pesquisadores, historiadores e estudiosos, é considerado o primeiro bairro projetado do município.

A região é berço do samba carioca e carrega muitas histórias e boemia por suas ruas. Inclusive, você sabia que a construção do Vila Isabel foi feita com base na cidade de Paris, na França?

A partir de agora conheça a história do Vila Isabel, suas curiosidades, infraestrutura e os atrativos que podemos encontrar por lá. Confira as informações que separamos!

História e curiosidades

bairro vila isabel no rio de janeiro

Oficialmente fundado em janeiro de 1872, o Vila Isabel surgiu devido à uma iniciativa de João Batista Viana Drummond (Barão de Drummond), que comprou as terras da Imperial Quinta do Macaco em 1871.

O projeto arquitetônico do bairro se deu por conta de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, discípulo de Grandjean de Montign, que se inspirou na cidade de Paris para construir a região.

Também vale mencionar que o bairro teve suas ruas e avenidas batizadas com nomes de personagens da história considerados abolicionistas notáveis, sendo que o próprio “Vila Isabel” se deu em homenagem à Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea.

Alguns anos mais tarde, em 1875, o Vila ganhou bondes movidos a animais, o que ligava o bairro ao centro do Rio de Janeiro.

Após esse período, o crescimento foi exponencial, principalmente com a criação de fábricas e outros complexos comerciais. No entanto, o destaque vai para a construção do primeiro zoológico do Brasil. Ele funcionou na região por muitos anos, mas acabou fechando em 1949.

Alguns acreditam, até, que o famoso Jogo do Bicho foi originado com esse zoo, pois o ticket de entrada vinha com uma numeração e a imagem de um animal.

Hoje, o local onde ficava o Zoológico do Vila Isabel se transformou no Parque Recanto do Trovador, uma área de lazer que recebe a população local e os visitantes com eventos ao ar livre e muito contato com a natureza.

Qualidade de vida e infraestrutura

Com uma atmosfera bem residencial, a infraestrutura do bairro Vila Isabel comporta inúmeros empreendimentos comerciais e serviços de diferentes tipos. Afinal, para garantir a qualidade de vida dos moradores da região, é necessário atender às suas necessidades de compras e do cotidiano.

Pelas ruas, encontram-se supermercados, padarias, farmácias, lojas de distintos segmentos e até polos de universidades.

Isso tudo veio como um complemento moderno para as antigas casas de comércio da região, que marcaram época após a inauguração do bairro e ainda seguem contando um pouco da história local.

A vizinhança também é um ponto positivo para quem mora na região, com muita natureza ao redor, praças arborizadas e tranquilidade.

No quesito mobilidade, o bairro é próximo de diversas localidades do Rio de Janeiro. Além disso, oferece linhas de ônibus e metrô para os trajetos mais longos. Para ir até o centro da cidade, por exemplo, basta procurar por um ônibus que realize essa conexão.

Além disso, os atrativos do Vila Isabel também são responsáveis pela qualidade de vida dos moradores e visitantes, com pontos de lazer que agradam diferentes idades. Vamos, então, conhecer alguns deles?

Atrativos da região

berço do samba no rio de janeiro: conheça o bairro vila isabel na grande tijuca

Os pontos turísticos e atrativos do Vila Isabel foram se reinventando com o passar do tempo, mas algumas tradições nunca morrem, não é mesmo? Estamos falando do combo samba + poesia + boemia.

Por ter histórico de personalidades do samba e da poesia na região, um dos pontos mais conhecidos do bairro é a estátua em tamanho natural de Noel Rosa, sentado em uma mesa sendo atendido por um garçom. O monumento está localizado bem na entrada do Vila Isabel.

Nesse contexto, também há as calçadas musicais, com pedras portuguesas desenhando partituras de músicas famosas brasileiras. A ideia surgiu no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de homenagear os compositores locais, e está no Boulevard 28 de Setembro.

Essas calçadas começam na Praça Maracanã e terminam na Praça Barão de Drummond, trazendo à tona músicas como “Cidade Maravilhosa”, “Linda Morena”, “O Abre Alas” e “Aquarela do Brasil”.

Outro grande atrativo é a sede da Escola de Samba Vila Isabel, fundada em 1946, também localizada no Boulevard 28 de Setembro. Ela se consagrou definitivamente em 1988 e, desde então, vem se mantendo como uma das escolas de samba mais famosas no Rio de Janeiro.

Já para os amantes de gastronomia, a Rua dos Artistas traz uma variedade de restaurantes e bares que servem desde pastéis até pratos mais sofisticados.

Por sua vez, o Quadrilátero do Álcool tem quatro bares, um em cada esquina das rua Visconde de Abaeté e Torres Homem. Os pubs mais conhecidos da região se encontram nesse pólo gastronômico.

Conheça a Grande Tijuca de perto e aproveite para curtir suas possibilidades

E você? Já conhecia a história do Vila Isabel e os atrativos que o tornam um dos bairros mais famosos e tradicionais do município carioca?

Tire um tempinho para conhecer essa região e, de quebra, descobrir as vantagens da Grande Tijuca. Essa é uma região que vem conquistando cada vez mais admiradores e turistas que passam por seus bairros.

Aliás, caso precise de dicas de lazer e entretenimento, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre “O que fazer na Grande Tijuca, no Rio de Janeiro”, para montar seu roteiro de passeio. Não deixe de conferir!

Posts relacionados

Deixe um comentário